4.c.1 - Proporção de professores (a) na pré-escola; (b) nos anos iniciais do ensino fundamental; (c) nos anos finais do ensino fundamental; e (d) no ensino médio, que receberam pelo menos a formação mínima (por exemplo: formação pedagógica), antes ou durante o exercício da profissão, requerida para lecionar num determinado nível de ensino num dado país


Indicador 4.c.1 - Proporção de docentes que receberam a qualificação mínima exigida, por nível de ensino - 2022
Proporção de docentes que receberam a qualificação mínima exigida, por nível de ensino (%)
Brasil e Unidade da Federação
Educação infantilEnsino fundamental - anos iniciaisEnsino fundamental - anos finaisEnsino médio
Rondônia90,497,477,485,8
Acre63,690,054,777,7
Amazonas70,585,460,477,9
Roraima75,990,055,969,6
Pará85,293,267,587,9
Amapá88,298,182,491,3
Tocantins84,593,567,382,2
Maranhão82,391,049,680,0
Piauí79,692,268,482,6
Ceará76,789,872,182,4
Rio Grande do Norte82,689,772,586,1
Paraíba78,189,773,583,8
Pernambuco84,191,775,488,1
Alagoas78,987,771,486,3
Sergipe82,793,183,493,4
Bahia82,289,061,978,1
Minas Gerais84,596,985,285,7
Espírito Santo81,897,080,483,8
Rio de Janeiro81,092,885,190,6
São Paulo80,596,589,689,7
Paraná89,897,090,389,1
Santa Catarina79,493,280,080,0
Rio Grande do Sul80,395,787,588,9
Mato Grosso do Sul74,195,887,890,6
Mato Grosso83,493,177,184,2
Goiás79,993,177,682,6
Distrito Federal83,796,192,391,7
Brasil81,693,878,586,3
Fonte: Inep/Deed - Censo da Educação Básica
1- Docentes com formação adequada: Ensino Médio – Normal/Magistério ou Ensino Superior em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelado com Complementação Pedagógica).
2- Exclui formação em Pedagogia.
3- O mesmo docente pode atuar em mais de uma unidade da federação

Proporção de docentes com formação adequada (%), no Ensino médio