Objetivo 4 - Educação de Qualidade

4.c.1 - Proporção de professores (a) na pré-escola; (b) nos anos iniciais do ensino fundamental; (c) nos anos finais do ensino fundamental; e (d) no ensino médio, que receberam pelo menos a formação mínima (por exemplo: formação pedagógica), antes ou durante o exercício da profissão, requerida para lecionar num determinado nível de ensino num dado país


Indicador 4.c.1 - Número de docentes por etapa de ensino, formação e sexo - Unidades da Federação
Proporção de Docentes com Formação Adequada - 2017
Unidade da FederaçãoEducação Infantil Ensino fundamental - Anos IniciaisEnsino fundamental - Anos FinaisEnsino Médio
TotalHomensMulheresTotalHomensMulheresTotalHomensMulheresTotalHomensMulheres
Rondônia80,961,181,593,092,293,269,871,668,780,980,581,2
Acre55,927,858,785,279,886,548,042,452,177,276,078,4
Amazonas64,544,266,081,271,384,653,246,558,282,780,984,6
Roraima61,738,764,780,374,182,542,441,243,357,656,159,0
Pará63,144,164,277,772,379,157,461,654,589,189,388,8
Amapá69,360,370,481,477,982,672,973,972,389,589,989,2
Tocantins70,038,971,187,384,487,760,165,057,776,778,675,3
Maranhão68,562,768,882,978,983,544,146,243,181,182,779,8
Piauí60,153,560,383,779,584,559,165,555,976,777,775,8
Ceará54,040,554,379,172,180,062,564,961,177,675,480,0
Rio Grande do Norte71,850,272,482,976,583,961,366,757,180,779,083,3
Paraíba70,038,971,187,384,487,760,165,057,776,778,675,3
Pernambuco67,445,267,882,669,683,766,670,864,582,781,683,6
Alagoas63,944,964,577,271,378,057,059,655,472,570,474,8
Sergipe70,746,871,187,185,387,373,479,270,287,987,188,7
Bahia65,845,066,477,572,678,254,755,654,378,677,579,2
Minas Gerais74,827,376,293,086,093,777,682,775,980,880,980,8
Espírito Santo73,915,477,193,791,394,075,184,871,277,677,777,5
Rio de Janeiro69,518,771,589,686,290,085,488,583,888,789,288,3
São Paulo77,028,678,491,588,791,884,885,984,384,982,986,2
Paraná72,130,473,292,787,493,192,592,792,490,890,391,0
Santa Catarina69,713,772,485,981,586,576,080,874,277,978,277,6
Rio Grande do Sul65,421,967,090,985,591,383,686,083,085,483,486,2
Mato Grosso do Sul65,518,469,490,984,792,083,683,483,785,783,887,0
Mato Grosso75,732,978,189,069,891,751,844,654,852,247,355,0
Goiás68,228,069,187,982,888,465,567,464,972,270,673,1
Distrito Federal69,135,170,992,889,093,290,290,390,091,391,491,3
Fonte: Inep/Deed - Censo da Educação Básica
1- Docentes com formação adequada: Ensino Médio – Normal/Magistério ou Ensino Superior em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelado com Complementação Pedagógica).
2- Exclui formação em Pedagogia.
3- O mesmo docente pode atuar em mais de uma unidade da federação

Proporção de docentes com formação adequada (%), no Ensino médio