Notícias

El Niño e impactos das mudanças climáticas afetam a América Latina e o Caribe em 2023

Seca, calor e incêndios florestais, chuvas extremas e um furacão recorde tiveram grandes impactos na saúde, segurança alimentar e energética e no desenvolvimento econômico.

Brasil se une à nova Coalizão Global sobre Minerais Críticos para a Transição Energética

Diante da crescente demanda por minerais essenciais às tecnologias de energia renovável, o secretário-geral da ONU convocou uma coalizão global para estabelecer princípios globais para proteger padrões ambientais, sociais e promover a justiça na transição energética.

G20 discute soluções para adaptação climática e oceanos

Representantes de 32 países e 18 organizações internacionais participaram da segunda reunião do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20, na capital federal.

IBGE divulga estudo sobre indicadores ODS e G20, nova versão do Atlas Escolar Geográfico e Relatório de Gestão 2023

O Instituto tem realizado um esforço de produção dos indicadores globais para o monitoramento da Agenda 2030 no país, de forma colaborativa com as demais instituições produtoras de dados oficiais

Tecnologia que utiliza inteligência artificial amplia área de monitoramento da biodiversidade na Amazônia

Desenvolvida pelo Brasil em parceria com a Espanha, solução automatizada será implementada em uma faixa dos Andes até a Foz do Amazonas.

IBGE lança publicação Agenda 2030 e G20 e Atlas Geográfico Escolar na Casa G20 no Rio de Janeiro em 9 de abril

A publicação traz um primeiro conjunto de indicadores dos ODS, que mostram desigualdades de renda, gênero, cor ou raça, grupos de idade, pessoas com deficiência e desigualdades regionais no Brasil, além dos selecionados para os países do G20.

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, aponta Índice de Desperdício de Alimentos da ONU

Publicado na última quarta-feira (27) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o relatório alerta que o desperdício de alimentos continua a prejudicar a economia global e a fomentar a mudança climática, a perda da natureza e a poluição.

Para combater a mudança climática, o setor de construção precisa reduzir em 37% o consumo de energia até 2030

O aumento de 1% nas emissões do setor de construção em 2022 foi equivalente a mais de 10 milhões de carros circulando a linha do equador da Terra, aponta relatório das Nações Unidas publicado na última quinta (7).

Eventos

I World Symposium on Neglected Diseases/V Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas Inscrições em:

ODS 18 - Igualdade Étnico-racial na Agenda 2030: a experiência brasileira para a construção de um novo ODS (Fórum de Desenvolvimento da CEPAL)

Second Global Workshop for 2024 VNR Countries

Workshop on supporting evidence-based Voluntary National Reviews (VNRs) and SDG reporting: data and statistics innovations

Vídeos