Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ONU: Mundo deve aproveitar conhecimento dos jovens para alcançar objetivos globais

Sem aproveitar a energia, o conhecimento tecnológico e o otimismo dos jovens, o mundo não tem chances de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou o Acordo de Paris para o clima, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, no último dia 1.

Dirigindo-se a líderes de governos, empresas e agências multilaterais durante um evento de alto nível sobre a Generation Unlimited — uma parceria global para ajudar crianças e jovens de 10 a 24 anos a ter acesso a educação, treinamento e oportunidades de trabalho — o chefe da ONU disse que a COVID-19 expôs as persistentes desigualdades.

Crise dentro da crise’

A situação das crianças e dos jovens é uma crise dentro da crise”, disse ele. “Minha geração falhou em responder adequadamente aos desafios globais que enfrentamos.”

Realizado online, sob o tema “Conectando Metade do Mundo a Oportunidades”, os participantes se comprometeram a atingir 3,5 bilhões de crianças e jovens com educação de qualidade — incluindo soluções digitais, ensino a distância e capacitação, até 2030.

Observando que antes da pandemia, um quinto dos jovens não tinha emprego, educação ou treinamento, Guterres disse que um terço deles agora não tem acesso ao ensino a distância. As crianças das famílias mais pobres e das áreas rurais são as que têm maior probabilidade de ficar de fora.

A educação e a tecnologia digital são dois dos investimentos mais importantes que podem ser feitos à medida que os países respondem à COVID-19 e lançam as bases para uma forte recuperação.

O chefe da ONU disse que investir em aprendizagem e treinamento digital para jovens é essencial para construir coesão social e reduzir as desigualdades que bloqueiam o desenvolvimento humano.

Esses investimentos não podem ser de cima para baixo, garantiu. Os próprios jovens devem estar na linha de frente, tomando decisões e aplicando suas habilidades de resolução de problemas nas questões mais sérias do mundo.

Eu encorajo particularmente as jovens a falar e espero ouvir de vocês”, enfatizou.

Ele disse que a iniciativa Generation Unlimited está construindo recursos e redes para ajudar os jovens a realizar seus sonhos. Seu objetivo: ajudar cada jovem — independentemente de etnia, raça, religião, sexo ou habilidade — a acessar a Internet e ter oportunidades de educação, treinamento e empreendedorismo.

Agências da ONU e parceiros nos setores público, privado e da sociedade civil já estão trabalhando com os jovens para expandir as inovações. “Tivemos um início forte”, disse ele. “A reunião de hoje é sobre como explorar maneiras de levar este trabalho para o próximo nível.”

Prazo de dez anos

Com 10 anos restantes para atingir os ODS, ele pediu o fortalecimento dos vínculos entre os setores e a mobilização de investimentos no próximo ano.

Os recursos financeiros e políticos em grande escala devem ser administrados por economias avançadas e emergentes, bem como por agências internacionais.

O setor privado pode intervir para investir em parcerias de valor compartilhado e nas bases para fornecer financiamento essencial.

O alicerce desses esforços ambiciosos deve ser lançado no nível nacional — com os jovens e os parceiros nacionais na liderança. “Peço a todos aqui que façam sua parte, por meio de tecnologia, know-how, liderança ou finanças”, disse.

Da ONU Brasil (02/09/2020)