Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Plataformas internacionais apoiam institutos de estatística durante a pandemia

Organismos internacionais e institutos nacionais de estatística vêm promovendo uma série de ações e recomendações para apoiar a comunidade mundial e estimular a troca de experiências diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Entre elas está a Rede de Transmissão do Conhecimento da Comissão Estatística das Américas, que disponibiliza atividades de troca de experiências realizadas entre a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e os institutos de estatística da região. Todo o material de videoconferências, realizadas recentemente, assim como informações fornecidas pelo IBGE e outros institutos estão disponíveis para acesso.

Em escala mundial, a Divisão de Estatística da Nações Unidas lançou o Covid-19 Response, site que oferece um espaço para a comunidade estatística compartilhar orientações, ações, ferramentas e práticas recomendadas para garantir a continuidade dos trabalhos promovidos pelos institutos nacionais de estatística. O site também trata de questões de acesso a dados críticos necessários aos governos e a todos os setores da sociedade para responder à crise global de Covid-19. O conteúdo está dividido em seis seções:

1 - Garantindo a Continuidade
2 - Trabalhando Remotamente
3 - Soluções de Dados
4 - Dados Abertos
5 - Links Úteis
6 - Compartilhe experiências

Já a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) lançou a plataforma Unece na Covid-19 e nas estatísticas oficiais, com o objetivo de auxiliar os escritórios de estatística a lidar com a pandemia. A plataforma está direcionada a quatro áreas:

1-    Apoio à gestão da crise
2-    Como coletar dados e continuar a produção de estatísticas nas áreas de estatísticas sociais e demográficas (ex. como realizar um censo populacional)
3-    Estatísticas econômicas (ex. como lidar com o cálculo do IPC e do PIB) e Questões transversais e gerenciais (ex. uso de dados de posicionamento móvel
4-    Iniciativas relacionais, com links para plataformas dos principais parceiros e comissões regionais selecionadas, que serão continuamente atualizadas.