IBGE continuará representando os países do Mercosul e o Chile no Grupo Interinstitucional de Especialistas sobre Indicadores ODS

A partir de junho, IBGE representará América do Sul no Grupo Interagências e de Especialistas em Indicadores ODS.

A convite do Comitê Executivo da Conferência Estatística das Américas (CEA), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconduzirá a representação dos países do Mercosul e o Chile no Grupo Interagências e de Especialistas em Indicadores ODS (IAEG-SDG, na sigla em inglês), a partir do dia 1° de junho. O Grupo visa desenvolver e a implementar uma estrutura global de indicadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os membros sul-americanos do Grupo Interagências e de Especialistas em Indicadores ODS (IAEG-SDG), e do Grupo de Alto Nível para Colaboração, Coordenação e Capacitação em Estatística para a Agenda 2030 (HLG-PCCB, na sigla em inglês), compõem o Grupo de Coordenação Estatística para a Agenda 2030 na América Latina e no Caribe.

Criado em março de 2015 pela Comissão de Estatística da ONU, o IAEG-SDG está sob a liderança da Divisão de Estatística da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem uma rotação de membros a cada 2 anos, a nova estrutura com os novos membros entrará em vigor em 1° de junho de 2025. Desde 2015, o IBGE integra o Grupo e representa o Brasil, Chile e os países do Mercosul (Paraguai, Argentina e Uruguai). Em dezembro de 2023, o IBGE se tornou co-presidente do Grupo.

O Instituto é representado por Denise Kronemberger, Coordenadora do Projeto Indicadores ODS (PR/GRT), que pontuou que “ao participar do Grupo, o IBGE contribui com as discussões metodológicas dos indicadores ODS, compartilha práticas para a sua produção, participa da elaboração de relatórios, troca experiências e compartilha informações com as instituições parceiras”.

O principal objetivo do Grupo IAEG-SDG é o desenvolvimento e a implementação da estrutura global de indicadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com revisão metodológica de indicadores, fortalecimento da capacidade estatística e promoção da comparabilidade internacional e da qualidade dos dados.

Plano de Trabalho para 2025

O Grupo Interagências e de Especialistas em Indicadores ODS (IAEG-SDG, na sigla em inglês) conta com um Plano de Trabalho para guiar as metas para o ano de 2025. Entre os objetivos estão: focar na implementação do Quadro de Indicadores Globais; revisar regularmente os avanços metodológicos e as questões relacionadas com os indicadores e seus metadatos; reativar a linha de trabalho sobre desagregação de dados para proporcionar orientação adicional aos países e coordenar com outros grupos de trabalho e mecanismos existentes neste assunto; e continuar o trabalho dos subgrupos do IAEG-SDGs sobre o grupo de trabalho do Intercâmbio de Dados Estatísticos e Metadados (SDMX) e Informação Geoespacial.

Também fazem parte dos objetivos do grupo: estabelecer um grupo de trabalho especial para recompilar as lições aprendidas no desenvolvimento e implementação de indicadores; continuar colaborando com as agências responsáveis pelos indicadores ODS para melhorar o processo de fluxo de dados para os informes globais sobre ODS e aumentar a cobertura de dados para os indicadores com baixa disponibilidade; realizar reuniões abertas semestrais, incluindo a 16ª reunião do IAEG-SDGs no quarto trimestre de 2025, e continuar a interagir mediante reuniões regulares.