UNOPS firma alianças para o desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe
O UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura e gestão de projetos, firmou dois importantes acordos marco para impulsionar o desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe. Os dois memorandos de entendimento foram assinados durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Yorque, pelo diretor executivo do UNOPS, Jorge Moreira da Silva, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF).
Os acordos estabelecem um marco de colaboração para impulsionar mecanismos de trabalho mais eficientes na preparação e execução de projetos na região. O foco é fortalecer iniciativas sustentáveis com ênfase em infraestruturas resilientes, gestão eficaz e mobilização de recursos para avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Jorge Moreira da Silva destacou a relevância dessas parcerias, "um importante passo à frente em nossos esforços coletivos para ajudar a enfrentar a crise climática e avançar no desenvolvimento sustentável em toda a América Latina e Caribe.”
Os acordos abrangem cooperação em áreas como assistência técnica, implementação de infraestrutura, estudos de viabilidade, estruturação de projetos, capacitação conjunta em gestão e aquisições, além da mobilização de recursos para apoiar os países da região.
Para Ilan Goldfajn, presidente do BID, as mudanças transformadoras do Impact+ do BID ressaltam a importância das sinergias, das alianças, da mobilização de recursos e da colaboração com outros organismos multilaterais. “Ao harmonizar e simplificar sistematicamente nossos marcos com os organismos das Nações Unidas, estabelecemos vínculos mais sólidos, que aceleram o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na América Latina e no Caribe", completa.
Segundo Sergio Díaz-Granados, presidente executivo da CAF, esta parceria com o UNOPS representa um passo importante para melhorar nossa capacidade de executar projetos de impacto em toda a região. “Ao combinar a força financeira da CAF com a experiência técnica do UNOPS, estamos melhor posicionados para abordar os complexos desafios que a América Latina e o Caribe enfrentam, contribuindo em, última instância, para o desenvolvimento sustentável de nossos países-membros", conclui.
Da ONU Brasil (02/10/2024)