ONU participa do Caminhão Conhecendo os ODS

A Organização das Nações Unidas participa neste ano de uma grande itinerância para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): o Caminhão Conhecendo os ODS, que irá cruzar o país de norte a sul com o objetivo de promover uma transformação social rumo à regeneração do planeta. A ação é organizada pela NTICS Projetos e conta com a participação do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Escola da Integridade, Ivan Ciro Palomino, Koernerz, ONU Habitat, ONU Mulheres, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Pacto Global Rede Brasil, Programa Mundial de Alimentos (WFP) e Refúgio 343. 

A maior parte das organizações está na área interna do caminhão. “Queremos que seja uma experiência inesquecível e que toque o coração das pessoas que visitarem o caminhão. Chegamos a um momento em que todos devemos nos unir para a regeneração do planeta”, diz Ana Carolina Xavier, diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

A iniciativa recebeu o apoio de empresas, que patrocinam o projeto em cada localidade. A primeira parada aconteceu em Senador Canedo (GO) no dia 27 de agosto, com patrocínio da Jaepel, seguindo para Ipatinga (MG) em 3 de setembro, Vespasiano (MG) em 10 de setembro, e São Paulo (SP) em 17 de setembro, com patrocínio da IsaCteep. Depois, segue para São Bernardo do Campo (SP) no dia 24 de setembro, Santos (SP) em 1º  de outubro, Guarujá (SP) em 8 de outubro e Imbituba (SC) no dia 15 de outubro, com patrocínio da Santos Brasil. Em Itapoá (SC) a parada é em 22 de outubro pela Porto Itapoá. De lá as atividades seguem para Boa Vista (RR) e Silves (AM), em novembro, com patrocínio da Eneva. Em Rondonópolis (MT) e Sinop (MT) o evento será no início de 2023, patrocinado pela Energisa.

As ações acontecem em praças públicas com o apoio das prefeituras locais, e uma equipe está sendo mobilizada desde o primeiro semestre para garantir a participação de ONGs, entidades e instituições ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), voluntários e organizações sem fins lucrativos para as atividades que serão distribuídas em 13 tendas, representando e levando informação sobre os  Objetivos. “Além de levar informação, o Caminhão Conhecendo os ODS vai unir entidades e profissionais com esse mesmo objetivo, transformando cada praça num grande conglomerado de transformação social”, explica Ana Carolina. 

Visitação - Logo na entrada do caminhão, quem dá as boas-vindas é Silvia Rucks, coordenadora residente das Nações Unidas no Brasil. Com um vídeo gravado exclusivamente para a iniciativa, ela fala sobre a Agenda 2030 e como os visitantes podem aprender mais sobre os ODS, ajudando a transformar as cidades e o planeta num lugar mais justo para todos e todas.

Depois, os visitantes passam pela exposição do designer peruano Ivan Ciro Palomino, artista engajado em questões sociais e ambientais, levando o espectador a uma reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No painel seguinte, um vídeo dá informações sobre a agenda 2030 e como cada um pode ajudar a construir um mundo melhor.

Na sequência, WFP e FAO alertam para o problema da fome e do desperdício de alimentos (ODS 2), enquanto a ONU Mulheres apresenta em cinco fotos legendadas o trabalho de mulheres que colaboram no alcance das metas da Agenda 2030 (ODS 5). 

O painel seguinte é uma parceria com a Kornerz e os visitantes são convidados a baixar um aplicativo para se conectar com outras pessoas e vivenciar diferentes culturas. Do outro lado, o ODS de destaque é o 16, com uma linha do tempo que conta sobre os processos de paz, desde a Primeira Cúpula do Conselho de Segurança da ONU, em 1992, até o 20º aniversário da Declaração de Durban, em 2021. No mesmo local, as parcerias do ODS 17 estão representadas pelo Pacto Global. 

Metaverso - Com óculos 3D, os visitantes poderão acessar o metaverso e conhecer algumas experiências de realidade virtual do My World 360° e do MT Resilience, um produto de realidade aumentada que descreve a vida em uma cidade virtual e como é possível se adaptar às mudanças climáticas. Em parceria com a Escola da Integridade, o Caminhão Conhecendo os ODS disponibilizará um curso gratuito sobre integridade.

Já na reta final da visitação, há um espaço interativo criado em parceria com a ONU Habitat, onde as pessoas poderão escrever como imaginam o futuro de cidades sustentáveis (ODS 11). O painel de 2,20 metros será doado posteriormente para exposição no município visitado pelo Caminhão. 

Foram preparadas também 13 tendas com atividades para cada um dos ODS que não estão presentes no Caminhão, além do palco ODS, Talks (palestras) com instituições e empresas sobre as ações já desenvolvidas na comunidade e área kids. A OIM participará de atividades nas tendas em Roraima, Amazonas, São Paulo e Santa Catarina.

Antes da chegada do Caminhão, as cidades recebem o Esquenta ODS em escolas municipais. O resultado das atividades escolares ficará em exposição nas praças durante a visita do Caminhão. 

Para saber mais sobre a programação em cada cidade, acesse: www.conhecendoosods.com.br/caminhao

Da ONU Brasil (26/08/22)