Rede Brasil firma aliança pelo desenvolvimento sustentável

Na última quinta-feira (13), a Rede Brasil do Pacto Global da ONU firmou parceria com sete organizações pelo desenvolvimento sustentável do país. A aliança é motivada pelas Soluções Baseadas na Natureza (SBN), uma série de estratégias para mitigar os efeitos das mudanças climáticas nas cidades e enfrentar desafios urbanos. 

A parceria das oito organizações ganhou o nome de Aliança Bioconexão Urbana e foi apresentada ao público em 12 de maio, durante um evento online. Além da Rede Brasil do Pacto Global da ONU,  iniciativa é integrada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), o WRI Brasil, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e a The Nature Conservancy Brasil (TNC).

No evento de lançamento, os membros da Aliança apresentaram o plano de ação para consolidar os compromissos entre as organizações envolvidas. O documento identifica os trabalhos em andamento, estabelece metas conjuntas e define as principais entregas para a sociedade, orientando as ações do grupo.

Soluções Baseadas na Natureza - O termo é relativamente recente e ainda pouco conhecido no país. Contudo, o conceito, estabelecido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), é simples: promover intervenções inspiradas em ecossistemas saudáveis para enfrentar desafios urgentes da sociedade, especialmente nas grandes metrópoles. Escassez hídrica, enchentes, desaparecimento da biodiversidade, problemas de saúde e avanço do nível do mar são algumas das questões que podem ser enfrentadas considerando a natureza na solução, gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos.

A iniciativa visa demonstrar que a natureza deve ser considerada como solução desde a integração de políticas setoriais já existentes até a formulação de políticas públicas específicas para estímulo às SBN, ou, ainda, por meio de incentivos econômicos. Entre as metas e compromissos a serem assumidos pela Aliança estão a criação de um grupo de trabalho de políticas públicas sobre SBN, ações de engajamento do setor privado e a construção de capacidades junto ao setor público. 

Para saber mais, acesse aqui: https://www.pactoglobal.org.br/noticia/516/rede-brasil-se-une-a-sete-organizacoes-para-estimular-uso-de-solucoes-baseadas-na-natureza-no-brasil 

Da ONU Brasil (14/05/2021)