Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Plataforma ODS Brasil recebe 7.358 acessos desde seu lançamento

imagem

Lançada em 12 de dezembro de 2018, como evolução da Plataforma ODS IBGE, a Plataforma ODS Brasil já foi visitada por 7.358 usuários únicos, que acessaram 27.886 páginas nesses três primeiros meses. Entre os ODS que tiveram mais visualizações, estão o Objetivo 1, sobre erradicação da pobreza, o Objetivo 3, com foco na saúde e bem-estar, e o Objetivo 2, que busca a fome zero e a agricultura sustentável.

A origem dos acessos parte, principalmente, de países de língua portuguesa, como o Brasil, com 6.855 visitantes, Portugal e Cabo Verde, porém a plataforma já foi utilizada por pessoas em outros 13 países, com destaque para os Estados Unidos, com 184 usuários nesse período.

Por abordar uma temática global, a expectativa é que a plataforma seja disponibilizada em outros idiomas até o final do ano, como explica a analista do IBGE, Patricia Tavares, que gerencia a plataforma: “nosso objetivo é termos versões em inglês e espanhol. Queremos cada vez mais ampliar a visibilidade dos dados brasileiros no âmbito mundial."

Os municípios que mais acessaram a plataforma foram Rio de Janeiro e São Paulo, além de Brasília, enquanto as cidades estrangeiras com mais entradas foram Nova Iorque e Lisboa. A coordenadora dos ODS no IBGE, Denise Kronemberger, diz que estão em planejamento ações de divulgação da plataforma, para que seu acesso não fique restrito aos grandes centros.

“Estamos com a ideia de realizar treinamentos com as unidades estaduais do IBGE, para que elas se tornem disseminadoras regionais. Nós já fizemos uma apresentação no ano passado, no Rio de Janeiro, com 20 participantes da sociedade civil, que conheceram onde buscar as informações na plataforma”, conta Denise. 

O IBGE e as instituições colaboradoras trabalham em conjunto para a produção dos indicadores e, à medida que eles vão ficando prontos, são carregados na plataforma. De um total de 244 indicadores globais, já foram produzidos 62. É um processo colaborativo que envolve a produção e a disseminação de dados, ressaltando a importância da plataforma para o acompanhamento dos indicadores brasileiros na Agenda 2030.