Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Censo Agro e os ODS

imagem

No Censo Agro, o IBGE manteve seu compromisso com as recomendações internacionais. Em 2015, os países membros da ONU e representantes da sociedade civil definiram os 17 ODS, a fim de acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Nesse sentido, os dados coletados via Censo Agro irão contribuir com informações que alcançam o ODS 1 (erradicação da pobreza), o ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável), o ODS 5 (igualdade de gênero) e o ODS 6 (água potável e saneamento). O questionário permitirá conhecer o gênero e o nível de escolaridade dos entrevistados, assim como se a produção é para consumo ou para venda. Outras duas questões relevantes contempladas são a acessibilidade do agricultor à fontes hídricas e o uso de agrotóxicos.

O gerente técnico do Censo Agro, Antônio Carlos Florido, reafirma o comprometimento da instituição com a agenda mundial: “O IBGE fez um grande esforço para se ajustar ao orçamento e ao tempo exíguo de planejamento. Precisamos agora do comprometimento da população, para que tenhamos um resultado que retrate a realidade do meio rural brasileiro. Assim, o governo fica apto a elaborar e implementar iniciativas para cada necessidade identificada”.

 

Da Revista Retratos (1/9/2017)