IBGE realiza oficinas, atendimentos e lança produtos no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou 1.483 atendimentos apresentou três oficinas, uma conferência, e lançou dois novos produtos no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado de 11 a 13 de fevereiro em Brasília (DF). No Encontro, que reuniu mais de 25 mil inscritos e 4 mil municípios? representados durante os três dias, o estande do IBGE recebeu 530 prefeitos e prefeitas e centenas de visitantes, que obtiveram informações e orientações sobre os principais canais de informação do Instituto, tanto em estatística como em geociências.
Houve também enorme procura por dois produtos especiais lançados no Encontro, o?Meu IBGE?e?Panorama das Cidades. Desenvolvido exclusivamente para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, o Panorama das Cidades (cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama) gera, em tempo real, relatórios personalizados dos municípios, em formato PDF, contendo indicadores do IBGE e de outras fontes estatísticas e geocientíficas, séries históricas, gráficos, comparações com outras localidades, assim como o histórico de cada município.
Já o?Meu IBGE?(meuibge.ibge.gov.br) é um site interativo, que informa de maneira lúdica como a pessoa se enquadra na população brasileira. Inserindo a idade, cor ou raça, município de residência e sexo, a pessoa descobre informações como quantas pessoas há na sua faixa etária, qual a porcentagem da população tem a sua cor, entre outras curiosidades. Além disso, é possível comparar indicadores importantes do município com os de outras localidades, como alfabetização e acesso à água e esgoto, entre outros itens.
“O interesse foi enorme pelos dois produtos, os prefeitos e prefeitas procuraram muito o Panorama de seus municípios, houve tanta impressão de relatórios que tivemos que substituir duas vezes o toner da impressora, e momentos com filas de prefeitos para acessar os dois totens interativos, além do esclarecimento de muitas dúvidas sobre outras pesquisas e produtos do IBGE voltados aos municípios”, afirmou Lucas Braga Cunha, analista censitário da superintendência do Distrito Federal, e um dos responsáveis pelos atendimentos no estande do Instituto.
Para Gabriel Antonaccio, superintendente do IBGE no Distrito Federal, "essa experiência reforçou a importância da cooperação, parceria e comunicação entre áreas para alcançarmos um saldo extremamente positivo para nossa instituição".
Conferência e mesas
No evento, o IBGE apresentou três oficinas, uma conferência, além da participação em mesas e palestras. Na terça-feira, 11, Denise Kronemberg participou da Oficina Planejamento Municipal Orientado aos ODS [Objetivos do Desenvolvimento Sustentável], com participantes da Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério das Cidades, Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional dos Prefeitos, Coalizão Local 2030 da ONU. Na mesa, Denise ressaltou a importância dos indicadores ODS para o acompanhamento da Agenda 2030 nos municípios.
Na manhã da quarta-feira, dia 12, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, apresentou a Conferência Censo 2022 - Interiorização e mudança do eixo dinâmico para pequenos e médios municípios,?na qual apresentou dados e descreveu o novo quadro demográfico do Brasil, a partir de dados do último censo, e suas repercussões econômicas, sociais e ambientais. “Há um deslocamento do eixo econômico das capitais e cidades litorâneas, voltadas para o Oceano Atlântico, para maior dinamismo no interior do país, e municípios e regiões também voltados também à saída para o comércio com o Pacífico. Essa mudança vai ensejar o redesenho de políticas públicas, com foco em um contingente populacional mais envelhecido e com concentração econômica no setor de serviços, por exemplo”, citou Pochmann.
O presidente do IBGE também participou na tarde de quarta-feira, da mesa Governança Metropolitana – um impasse a ser superado, com participação de representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e do Ministério das Cidades. Na sequência, Pochmann este na mesa de lançamento do Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável: meu município pelos ODS, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com a presença do ministro, Márcio Macêdo, e representantes de diversos órgãos federais e municipais. “A contribuição do IBGE e de todo o conjunto de seus servidores qualificados se dá com plataformas com mais de um bilhão de dados e um trilhão e meio de combinações possíveis, fornecendo dados para cada município nas mais diferentes variáveis, com ferramentas que se agregam e se disponibilizam a este empreendimento Meu município pelos ODS”, afirmou.
Oficinas
O IBGE apresentou, na manhã de quarta-feira, a Oficina Planejamento Municipal, Estatística Pública e Inteligência Artificial, produto de acordo de cooperação técnica entre o IBGE, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para o desenvolvimento do projeto?Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas?(IAPP).
O professor da UFG, Vicente Rocha, e o coordenador-geral da Escola Nacional de Estatística (ENCE), Paulo Jannuzzi, apresentaram a oficina. “Apresentamos como o assistente de Inteligência Artificial que desenvolvemos, o ChatPP, já operacional, que pode ser usado para responder perguntas e trazer evidências para gestão municipal. Houve também bastante interesse nos cursos de duas trilhas formativas que estamos oferecendo, Censo Demográfico e Planejamento Municipal, e Aprimorando o Planejamento Municipal, ambas instrumentais nesse ano em que os municípios precisam atualizar o Plano Plurianual”, ressaltou Jannuzzi.
Na sequência, o superintendente do IBGE no Pará, Rony Cordeiro, coordenou a Oficina Indicadores Socioeconômicos e Estrutura Territorial na Amazônia: Avaliação e Análise. “Apresentamos os mais recentes indicadores produzidos pelo IBGE para a região amazônica e discutimos os desafios enfrentados pelos novos gestores públicos no desenvolvimento de políticas públicas para a melhoria das condições de vida da população residente, garantindo sua sustentabilidade e adaptabilidade em um território em constante transformação”, disse Cordeiro.
No período da tarde, foi apresentada a Oficina Políticas Públicas na Era Digital: Dominando os dados do IBGE, ministrada pelo coordenador de experiência e serviços on-line, Leandro Albertini Leite, que apresentou aos gestores municipais e suas equipes ferramentas como o Portal de Mapas, onde é possível fazer download de mapas políticos, físicos, escolares, o Cidades@, que abrange todos os municípios brasileiros com informações de população, trabalho e rendimento, economia, educação, saúde, carregado e atualizado com dados do IBGE e de outras fontes oficiais. Albertini finalizou sua apresentação com informações sobre do Meu IBGE e do Panorama das Cidades.