Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

IBGE oferece primeira capacitação técnica para uso da plataforma ODS

imagem

O IBGE ofereceu, no dia 31 de outubro, a primeira capacitação técnica para uso da plataforma digital ODS, no Rio de Janeiro. Com a participação de 20 estudantes, pesquisadores e consultores ligados ao movimento Nós Podemos ODS-RJ, o curso objetivou auxiliar na utilização dos sistemas que integram a plataforma, facilitando a busca, o cruzamento de dados e a produção de informações.

A coordenadora dos ODS no IBGE, Denise Kronemberger, destacou que a iniciativa faz parte da divulgação do projeto junto à sociedade civil: “é uma das ações de divulgação de nosso trabalho levando o conhecimento da Agenda 2030 da ONU para o maior número possível de pessoas”.

Durante o curso, a gerente da plataforma ODS, Patricia Tavares, explicou que o site tem três grandes áreas. A área colaborativa - que é restrita aos integrantes dos grupos de trabalho que estão consolidando os indicadores dos ODS - oferece fóruns, wikis, documentos colaborativos e intercâmbio de arquivos.

Aberta ao público, a área de produção dá acesso aos principais sistemas do IBGE: SIDRA, Banco de Metadados, EstatGeo e a Plataforma Geográfica Interativa (PGI). E a terceira área, que é dedicada à divulgação de notícias e eventos relacionados ao projeto. Já a Coordenadora de Metodologia e Banco de Dados do IBGE, Bianca Fernandes, mostrou aos alunos as ferramentas digitais do IBGE.  “A plataforma foi concebida a partir de todo know-how do IBGE em disseminação de dados, e possibilita a interoperabilidade dos sistemas de modo transparente e fácil”, explicou Patricia.

Segundo Denise Kronemberger, a ideia é fazer uma programação anual para atender a demanda crescente pelo curso. “A primeira edição do curso não atendeu apenas os alunos, pois eles atuam como multiplicadores em suas instituições de origem”, concluiu Denise Kronemberger.